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A Proptech francesa que reúne empreendedores

imobiliaria rio de janeiro

As agências Proptech não são agências “duras”: não possuem instalações comerciais. São startups, algumas das quais fornecem produtos inovadores, tecnológicos ou que introduzem novos modelos no mercado imobiliário; e quem para outros são concorrentes. “Proptech: é o fim das imobiliárias físicas em breve?

É certo que as plataformas digitais permitem ao cliente poupar tempo a montante de uma pesquisa; claro, ele pode usar os serviços da proptech; mas o agente imobiliário continua a ser essencial, porque combina o seu conhecimento do mercado com a presença humana na negociação e na transação, o que nenhum computador ainda consegue fazer. As pessoas físicas representam cerca de 50% da clientela das imobiliárias e agentes especializados em residências principais e secundárias ou investimentos de aluguel. Relativamente à habitação, a residência principal representa 81% das transações imobiliárias, o investimento em arrendamento 11% e as segundas habitações 7%. A categoria profissional mais ativa entre os clientes é a dos executivos e das profissões liberais. Eles representam 11% dos lares franceses, mas constituem 27% dos compradores e 18% dos vendedores. Eles estão cada vez mais conectados.

A profissão deve assumir desafios em favor dos clientes: • Redução de honorários; • Inovar, principalmente no digital; • Traz mais transparência ao relacionamento que tem com eles. Segundo o INSEE, mais de 70% das deslocações são motivadas por motivos pessoais (casamento, divórcio, nascimento de um filho, reforma) e 30% por motivos profissionais (contratação, demissão, transferência). Em 2019, 3 milhões de franceses se mudaram por motivos pessoais relacionados a um investimento imobiliário ou um evento familiar.